EXERCÍCIOS DE PLIOMETRIA DÃO POTÊNCIA


Exercícios pliométricos são reconhecidos como "saltos" de qualquer natureza. Saltos no lugar, pular corda, polichinelos, saltos em caixas ou até mesmo saltos com sobrecarga. Mas não é só isso, pois lançamentos, corridas e aterrissagens também são. Isso porque exige dos músculos impulso, velocidade e força, tanto na fase concêntrica quanto excêntrica para produzir potência. Quando falamos em movimento não podemos pensar numa única direção ou plano. 


Os movimentos naturais são multidirecionais e planares, como nosso simples caminhar. Nesse universo dos movimentos e das atividades, seja ela qual for a escolhida, uma coisa todas devem ter em comum: o objetivo de ficar mais forte. Não precisa ser forte como um bodybuilder ou um strongman, porém mais forte do que ontem, pois a tendência natural da vida é perdermos força. 


Neste aspecto a pliometria contribui de várias formas:
aumento da força rápida ou explosiva (também conhecida como potência)
aumenta velocidade de reação muscular
aumenta a reatividade do SNC (sistema nervoso central) melhora a absorção de impactos 
aumenta densidade óssea 
estimula fortalecimento muscular 
serve de base para diversas modalidades esportivas
previne osteoporose
previne osteopenia  


Assim como outros métodos de treinamento, o corpo vai precisar de estímulos e recuperação adequados para que uma nova sessão de exercícios possa acontecer. Há risco de lesões se não forem observadas características e individualidades que possam prejudicar o desempenho. Você pode começar fazendo pequenas sessões de corda, polichinelos ou trotes. 


O treino de pliometria deve ser inserido no seu programa de treino por um profissional capacitado e pode depender de adaptações e progressões para que você possa usufruir dos benefícios que este tipo de treinamento pode proporcionar. 

E a Academia do Parque, utiliza a pliometria diáriamente. Venha conferir!


Post original aqui.


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