Fazer exercício antes de dormir ajuda ou atrapalha o sono?


Estudos recentes indicam que, ao contrário do que se imaginava, praticar atividades físicas leves ou moderadas entre 40 e 50 minutos antes de dormir não atrapalha o sono. Até ajuda a relaxar depois de um dia estressante de trabalho.


É o que sugere uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono, maior instituição americana dedicada a investigações nessa área. Mas isso vale apenas para pessoas saudáveis. Segundo Marco Túlio de Mello, diretor do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Universidade Federal de São Paulo, o intervalo entre a malhação e os lençóis para quem já tem insônia ou outro distúrbio deve ser de, no mínimo, 3 a 4 horas. O mesmo serve para os sedentários que decidem se aventurar na vida ativa.


Nesses casos, é possível que o estado de agitação provocado pelo exercício dificulte o embalo no sono. Com substâncias como a adrenalina fazendo a festa na circulação, o indivíduo custa a pregar os olhos. Uma solução para baixar a pilha é tomar um banho quente, que desacelera os batimentos cardíacos, dilata os vasos sanguíneos e reduz a pressão arterial. Não custa lembrar que a prática regular de esportes, independentemente do horário, aumenta a qualidade do sono.


“O exercício é muito importante no sentido de diminuir a ansiedade, melhorar e regularizar o sono”, conclui Marco Túlio.


 


 


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/


mais dicas

Fale conosco



Rua Paulo Marques , 36
Pelotas / RS
Três Vendas
Fone (53) 3273-1081